segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O QUE ACONTECEU NA ESTREBARIA?

Estive pregando neste dia 25 de dezembro sobre o que de fato aconteceu no dia do nascimento de Jesus Cristo. Passo a compartilhar com você uma pequena síntese para que possamos tirar nossas próprias conclusões e decisões sobre como encaramos o Natal que nos é proposto pela nossa sociedade.

O Dia – Sabemos que o dia 25 de dezembro foi oficialmente instituído pela igreja Católica no terceiro século d.C. como forma de tentar converter os pagãos romanos que neste dia comemoravam o nascimento do deus Sol (solstício de inverno). Alguns países comemoram no dia 7 de janeiro. Nada tem a ver com a verdadeira data do nascimento de Cristo, pois este dia é desconhecido para o cristianismo.

Papai Noel – Uma figura de São Nicolau, um arcebispo turco chamado Nicolau Taumaturgo, que costumava ajudar pessoas necessitadas, colocando sacos de moedas pelas chaminés das casas. Foi considerado santo pela igreja católica após sua morte. Seus trajes eram de bispo, mas no século XIX recebeu sua atual caracterização pela empresa Coca-Cola, inicialmente nos EUA e Canadá. Sabe-se que, na verdade, suas roupas eram verdes, desenhadas por um cartunista alemão em 1886 e posteriormente, adaptadas pela Coca-Cola.

Árvore de Natal – Inicialmente enfeitadas pelos pagãos às vésperas do dia 25 para festejar o nascimento do deus Sol. No século XVIII um monge resolveu afirmar que o formato triangular do pinheiro representava a Trindade e suas folhas resistentes à eternidade de Jesus. Assim esta prática pagã foi trazida para o cristianismo num tipo de sincretismo. Há quem afirme que ela surgiu na Alemanha com Martinho Lutero.

Presépio – É uma representação do local do nascimento de Jesus, uma espécie de gruta onde ficavam os animais (estrebaria). Nele costuma-se colocar Maria, José, o menino Jesus deitado numa manjedoura, três pastores de ovelhas e três reis Magos e alguns animais. Sabemos pela Bíblia que os Magos não estiveram na estrebaria, não eram reis e nem eram três. Eles visitaram Jesus em casa quando ele tinha quase dois anos, guiados por uma estrela.

Diante do exposto acima, pouca coisa nos resta para incorporarmos às nossas comemorações natalinas, haja vista que a maioria dos símbolos natalinos mais reportam ao paganismo do que ao cristianismo. Na verdade, o que mais simboliza este momento tão especial é a estrebaria, local sujo e mal cheiroso onde Jesus nasceu. Sabemos que ela não existe mais, nem Maria, nem José, nem os pastores, nem a manjedoura, nem os animais e nem o menino Jesus. De tudo isso, resta-nos olhar para o SENHOR JESUS, aquele que hoje quer continuar nascendo em nossos corações, verdadeiras estrebarias mal cheirosas e sujas pelo pecado.

Não penso que deveríamos deixar de comemorarmos esta data, mas fazermos de forma mais cristã possível, deixando de lado o paganismo e suas figuras, trazendo o presépio (estrebaria) como principal símbolo natalino em nossas igrejas, focando Jesus como a Luz do Mundo, aproveitando a data para ensinarmos aos pequeninos e verdadeiro sentido do Natal e a forma simples que Ele nasceu, lembrando que Seu triunfo, na verdade, aconteceu na Cruz do Calvário.

Que seja um dia especial para nós cristãos, onde festejamos a vinda do Reino de Deus à terra, dando Glória a Deus nas alturas pela paz na terra aos homens a quem Ele quer bem, amém.

Leia também as demais mensagens referentes ao Natal neste blog.

Pastor Carlos Otávio Scheidt