quinta-feira, 31 de março de 2011

ÚNICA POSSIBILIDADE

Interessante notar que, em muitas situações na vida, procuramos uma série de possibilidades para realizarmos algum feito ou andarmos por certo caminho. Bom quando as situações nos permitem isso, mas na vida de fé, essas possibilidades estão restritas à palavra de Deus.

A palavra de Deus nos aponta para um Deus pessoal cujo caráter imutável revela ao homem um amor incondicional que é a sua própria natureza. Todas as vezes que assumimos posicionamentos mutantes, corremos o risco de criar um novo deus, cuja natureza se assemelha à nossa.

Tempos a trás, quando questionado sobre com quem Caim teria se casado, respondi que foi com uma de suas irmãs. A princípio, quando fazemos uma afirmação dessa natureza, uma fumaça nebulosa passa a invadir nossa teologia, pois afinal de contas tal afirmativa é conclusiva e não se apóia em afirmativas bíblicas.

Já vi muitos trazerem várias possibilidades sobre este assunto, dando margens para o aparecimento de uma teologia contrária a palavra de Deus. Existem teorias que, quando colocadas como possibilidades, mudam o caráter de Deus e a sua própria pré-existência.

Se Caim não casou com uma de suas irmãs, colocamos essa fumaça nebulosa sobre toda a manifestação do Criador sobre a vida do homem e sua palavra deixa de ser verdadeira em toda a sua essência.

Questionar a palavra do Criador em virtude das relevantes mudanças sociais e comportamentais, ou tentar entendê-la com a própria razão humana como se Deus também o fosse, afasta o homem de sua essência e o impede de viver para aquilo pelo qual foi criado: Louvor da Glória de Deus.

Pastor Carlos Otávio Scheidt