segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AS DUAS FACES DO SALMO 91

Ontem, dia 7 de novembro, preguei sobre o Salmo 91, enfatizando inicialmente os níveis de relacionamentos que costumamos ter com as pessoas.
Interessante notar quão diferentes níveis mantemos com as pessoas sem, muitas vezes, perceber que fazemos uma seleção com as pessoas que queremos ter um relacionamento mais profundo.
Interessante também notar que, nestes níveis, colhemos tudo o que plantamos. Se mantermos um relacionamento formal à distância, as pessoas também o fazem conosco, e quando buscamos um relacionamento mais profundo e íntimo, acabamos recebendo de volta este acolhimento.
Relacionando este fato com as palavras do Salmo 91, percebemos como as pessoas se utilizam destas palavras indevidamente. Já vi em muitos lares, a Bíblia aberta neste Salmo, ou então, em escritórios comerciais, onde a Bíblia aberta no Salmo indica uma busca pela proteção divina ou prosperidade. Para muitos, a palavra escrita tem poder para intervir no curso de sua vida. As famosas correntes da internet enviadas indiscriminadamente pelos e-mails constatam essa busca que o ser humano tem pela proteção sobrenatural.
A própria Bíblia afirma que a letra em si, MATA, mas o Espírito VIVIFICA. O Espírito de Deus tem a capacidade de transformar a palavra escrita em manifestação sobrenatural de Deus, mas é preciso haver uma interação do homem com essa palavra mediante a fé (crer que de fato acontecerá, mesmo sendo impossível ou inexistente).
O Salmo 91, quando simplesmente aberto em algum lugar, é simplesmente um conjunto de palavras mortas, mas quando alguém passa a crer nelas, elas se transformação num poderoso mover de Deus, trazendo à realização, fatores que anteriormente inexistiam ou estavam impossibilitados de acontecer.
Mas o mais me chamou a atenção foi o fato de que em nenhum lugar deste Salmo o autor insinua que aquelas palavras devem ser buscadas. Isso, eu sei, contrasta muito com aquilo que muitas vezes ensinamos em nossas igrejas, mas é uma realidade que precisa ser observada. Todas aquelas promessas são apresentadas como uma REALIDADE para aqueles que habitam no ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO. Para todos aqueles que vivem um nível de relacionamento íntimo e profundo com o Senhor. Não são promessas para serem reivindicadas, mas para serem vividas como parte NATURAL deste relacionamento com o Espírito de Deus.
Depois de pregar sobre este assunto, começamos a orar e glorificar ao nome daquele que nos chamou para a sua morada, e uma unção invadiu a igreja como uma onda do mar que sobe pela areia. Primeiro tivemos uma presença de cura e restauração, depois uma unção profética muito carinhosa do Senhor para com a Igreja. Nos sentimos acolhidos em Seu esconderijo. Foi tremendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário