quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Voltando à Manjedoura

Luzes, muitas luzes, pessoas correndo, presentes, festas, cartões, chocolates, e até um velhinho de barba branca vestido com roupas vermelhas distribui balas pelas ruas, aumentando o brilho nos olhos das crianças, que andam atrás das vitrines coloridas. Será este o Natal de Deus?

Pintura nas casas, reformas, faxinas, presépios, pisca-pisca, ceia, bebidas. Será este o Natal de Deus?

Ano após ano e tudo se repete num grande clima de fantasia. Será este o Natal de Deus?

Lembro das palavras dos reis magos. Viemos para adorá-lo (Mt 2:2b). Herodes também diz o mesmo, mas sua adoração era falsa. Ele tinha outros interesses para conhecer o menino. Queria matá-lo.

As luzes continuam piscando. O que os magos fazem na estrebaria e por que três? Li os evangelhos, descobri que é mentira. Os magos foram na casa do menino e não diz que eram três. Mas que presépios limpinhos e bonitinhos. Será que as estrebarias de Belém eram diferentes das de hoje? Visitei algumas por aqui. São sujas e mal cheirosas. E o velhinho de barba branca, por que não está no presépio? Também não está nos evangelhos.

Mas, afinal de contas, o que sobrou do que contém os evangelhos? Onde está o menino, Maria, José, os magos e os pastores, a manjedoura, as palhas... e a estrela do oriente? Será que vai passar hoje?

Algo lá em cima parece olhar para mim. Estaria olhando meu natal, minhas festas, meus presentes, meus cartões, meus...

Parece que olha para dentro de mim. É como se quisesse fazer acontecer o natal em minha vida. Mas qual? O dos homens ou o dEle? Continuo olhando para cima. Alguém lá em cima continua me olhando. Não é um olhar de menino, mas de homem. Começo a sentir o cheiro de estrebaria. É a minha vida. Começo a pensar no dia 26 de dezembro. Tudo vai voltar como antes. São as lágrimas de uma vida vazia. Meu coração toma forma de manjedoura. Acho que estou entendendo. Ele quer nascer no meu coração, que não passa de uma estrebaria suja e mal cheirosa. Será este o sentido do natal? Será este o natal de Deus?

Meu amigo, não deixe que estas palavras passem vazias por você. Jesus quer nascer como filho de Deus, Salvador e Senhor em sua vida. Abra o seu coração e deixe Cristo entrar, dando a você a vida eterna com Deus, a salvação de sua alma.

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Apocalipse 3:20

“Deixa Jesus encher tua vida com Seu espírito e Seu amor, encher teu coração de gozo e louvor.

Deixa Jesus cuidar das coisas que te fazem infeliz, e andarás do modo como a bíblia diz.”

Pr. Carlos Otávio Scheidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário